Datação
Relativa: Baseia-se na aplicação de principios estratigráficos e permite apenas afirmar se a rocha é mais antiga , mais recente ou da mesma idade que outra rocha.Radiométrica ou absoluta: utiliza o decaimento radioativo de isótopos de certos elementos químicos. Os isótopos instaveis (átomos pai) transforman-eem átomos estáveis (atomos filho) , a taxas constantes. Uma semi vida é o tempo necessário para que metade da quantidade de átomos-pai se transforme em átomos-filho.
Escala do tempo Geológico ou cronostratigráfica
- a unidade básica do tempo geológico é o milhão de anos.- a divisão em éons resulta da separação entre rochas sem registo fóssil evidente e rochas fossiliferas.
- a divisao em eras e períodos resulta da ocorrência de extinções em massa de seres vivos.
Príncipios do pensamento geológico
Catastrofismo (Georges Cuvier): as grandes alterações da terra foram provocadas por grandes catástrofes como: erupções vulcanicas,sismos e inundações que aconteciam devido á intervenção divina.Uniformitarismo: os processos geológicos podem ser explicados á luz dos processos ocorrentes na atualidade.
Neocatastrofismo:- Reconhece o uniformitarismo como guia pessoal;
- Interpreta o efeito de fenómenos catastróficos;
-A teoria da extinção dos dinossaurios encontra-se nesta conceção neocatrastrofismo;
Mobilismo Geológico
Teoria da deriva dos continentes : Os continentes nem sempre estiveram na posiçãio que se encontram na atualidade , estiveram separados e moveram-se até as posições que se encontram hoje.Argumentos que apoiam a deriva dos continentes (Alfred Wegner)
- Argumentos Morfológicos: os continentes tem contornos complementares que encaixariam uns nos outros formandod uma só massa continental.- Argumentos Geológicos: há nos diferentes continentes rochas com a mesma idade que quando se simula o encaixe dos continentes prolongariam uma so massa rochosa.
- Argumentos Paleontológicos: em diferentes continentes existem fosseis dos mesmo seres vivos nao nadadores que simulando o encaixe formariam uma comunidade entre eles.
- Argumentos Paleoclimáticos: nos diferentes continentes há glaciares identicos que terão resultado de uma localização desses continentes proximos do pólo-sul que poderiam ter feito parte da mesma massa continetal.