sábado, 23 de novembro de 2013

Origem do Sistema Solar (SS)


 
Teoria Nebular

Os planetas encontram-se , aproximadamente, no mesmo plano equatorial do Sol , as suas orbitas são elipsóides e quase circulares. As translações destes realizam se no mesmo sentido (direto) assim como as suas rotações há excepção de Vénus e Úrano que fazem a sua rotação no sentido retrógrado.

Como se formou a Terra?

A Terra ter-se-á  formado há cerca de 4600 Ma , ao mesmo tempo que os restantes corpos do SS, ter-se-á formado a partir de materiais de uma nébula primitiva. Estes materiais ter-se-ão formado de elementos de ponto de fusão elevado e mais densos da nuvem  (ferro , níquel ,oxigénio e silício)

 

Atração gravítica->Acreção->Protoplaneta->Diferenciação->Planeta

A temperatura aumenta devido a:

->impacto dos planetesimais ;

->compressão;

->desintegração radioactiva;

 

Um protoplaneta apresenta a mesma composição química que o planeta a que dá origem. Porém, enquanto que nos protoplanetas os seus constituintes apresentam uma distribuição homogénea, nos planetas os seus constituintes distribuem-se por camadas concêntricas sendo que as mais densas ficam no centro. A este processo de transformação chama-mos de diferenciação.

Durante a diferenciação que formou a Terra os materiais mais leves como os gases (dióxido de carbono, metano, enxofre)  escaparam-se da superfície do planeta formando a atmosfera primitiva.

Diferenciação

Processo de migração dos elementos mais densos para o centro do planeta e dos elementos mais leves para a superfície.

 

 

Planeta:

         Principal: executa uma trajectória desimpedida à volta do sol.

           Secundário (satélite): corpo celeste que gira em torno de um planeta principal.

           Anões: executam uma trajectória não desimpedida  à volta do sol.

A Terra- origem da atmosfera e dos oceanos

A camada primordial terá sido removida por acção da radiação solar, depois por arrefecimento da superfície forma-se a superfície terrestre. O bombardeamento constante por meteoritos fratura a crusta originando intensos fenómenos vulcânicos, os gases dos inúmeros vulcões ter-se-ão acumulado à volta da terra formando a atmosfera primitiva. O vapor da água vindo do vulcanismo terá condensado e precipitado ao longo de dezenas de anos formando os oceanos.

Planetas Principais

Os planetas principais estão divididos entre dois grupos: os gigantes (gasosos) e os menores (telúricos ou terrestres) os gigantes têm grandes dimensões , densidade reduzida , muitos satélites , têm anéis , rotação rápida e o seu interior é formado por 2 camadas concêntricas. Já os menores têm pequenas dimensões , uma densidade elevada , poucos ou mesmo nenhuns satélites , rotação lentas e o seu interior é formado por 3 camadas concêntricas.

Meteoroides

São restos de cometas ou asteróide desviados da sua rota , têm dimensões variáveis , quando são atraídos pelo campo gravitacional de um planeta podem chocar com a superfície deste. Estão divididos em 2 grupos os:

-Meteoros: de pequenas dimensões e vaporizam-se na atmosfera .

-Meteoritos: de maiores dimensões , atravessam a atmosfera chocando com a superfície e formando crateras de impacto.

Meteoritos

A queda de meteoroides é um fenómeno raro , a maioria corresponde a meteoros e apenas  500 são meteoritos. Como a superfície da Terra é formada por 70% de água a maioria dos meteoritos não é recuperada. Quando um meteorito atravessa a atmosfera origina efeito sonoro, luminoso e mecânico (cratera de impacto)

Crateras de impacto

São depressões circulares , com bordos elevados pela acumulação de matérias proveniente do meteorito e ejetado pelo solo. As maiores crateras (>2km) têm uma elevação (anel central), originada pelas ondas de descompressão e paredes com terraços. As dimensões , aspeto e profundidade destas estão relacionadas com as dimensões dos meteoritos.

Sem comentários:

Enviar um comentário