Sismógrafo
O sismógrafo é o aparelho que regista as vibrações do solo. Para o registo correto das ondas sísmicas é preciso três sismógrafos, um para cada tipo de ondas.
Sismógrafos modernos
Estes instrumentos são ultrassensíveis e estão a trabalhar permanentemente, registando, assim, na ausência de sismos, uma linha sem oscilações ou em algumas situações com leves oscilações devido: a fortes vendavais, derrocadas, ondulações marinhas violentas, circulação de veículos, exploração mineira, atividade industrial, etc.
Sismograma
O sismograma é o papel onde são registadas as vibrações do solo, a sua utilidade é:
- Retirar informações sobre as caraterísticas das zonas terrestres atravessadas pelas ondas sísmicas;
- determinar o hipocentro. epicentro, e a energia libertada no foco;
Durante o sismo, os registos tornam-se mais complexos e com oscilações bastante acentuadas, evidenciando uma aumento das amplitudes das diferentes ondas sísmicas.
As ondas P são as primeiras a serem registadas, e têm mais velocidade e menor amplitude. depois as ondas S que são as segundas a serem registadas contendo alguma velocidade e uma maior amplitude, por fim, as ondas L são as ultimas a chegarem e a uma amplitude é a maior.
Ondas sísmicas
As ondas sísmicas propagam-se em várias direções, atingindo várias estações sismográficas em tempos diferentes, devido à distância epicentral ser diferente.Distância epicentral
Distância que separa o epicentro de estações sismográficas.
As ondas sísmicas propagam-se com diferentes velocidades, pelo que não são registadas em simultâneo nas estações sismográficas. As ondas P são as primeiras a serem registadas, devido a serem as que se deslocam com maior velocidade. Para determinar a distância epicentral necessita-se do conhecimento do atraso S-P.
Imagens retiradas de:
Sem comentários:
Enviar um comentário